Centro de Controle Operacional (CCO) reforça gestão do Sistema de iluminação pública de Petrolina

Obras de melhoria e modernização contribuíram para redução da taxa de falha do sistema

Por EmPauta.net 17/10/2023 - 13:53 hs
Foto: Divulgação Ascom

A implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) reforçou o gerenciamento do Sistema de iluminação pública de Petrolina, operado pela ENGIE através da Parceria Público Privada (PPP). Formado por uma equipe especializada em iluminação pública, que conta com o suporte de um sistema de gerenciamento central com software específico, o CCO desempenha um importante papel na gestão da operação e manutenção do parque de iluminação da cidade. 

O controle do cadastro e atualização dos ativos, obras de modernização e expansão, gestão de materiais e estoque e gestão das ordens de serviço de manutenção são algumas das atividades coordenadas pelo CCO, que também gerencia o sistema de telegestão, instalado nas principais avenidas da cidade. Através dessa tecnologia, as equipes conseguem monitorar e controlar remotamente as luminárias inteligentes, monitorar os níveis de tensão e demais grandezas elétricas, identificar falhas à distância, dentre outras funcionalidades que otimizam o trabalho.


Em Petrolina, as obras de modernização e melhorias da iluminação pública contribuíram diretamente para a redução da taxa de falha do sistema. Juntamente com o eficiente monitoramento das equipes de campo, estes investimentos garantiram uma queda de 50% no número de solicitações mensais de manutenção. 

Desde o início da operação do Parque de Iluminação Pública da cidade, em setembro de 2021, a ENGIE executou mais de 15 mil solicitações de manutenção, com prazos de atendimento que variam entre 12 e 24 horas, para a zona urbana e até 5 dias úteis para os endereços da zona rural.

“Os benefícios da modernização da infraestrutura de iluminação pública já podem ser notados na cidade de Petrolina, que deu um passo importante no desenvolvimento do conceito de cidades inteligentes, no aumento da segurança pública e na qualidade de vida da população”, destaca o diretor de Operações da ENGIE Soluções, Marcus Cunha.

Fonte: Ascom